Alguns cuidados precisam ser adotados quando uma pessoa opta pela colocação de um piercing, pois será necessário agir para que a cicatrização da pele seja executada de forma eficiente e rápida.

Para isso, é necessário pensar nos hábitos alimentares, pois eles têm impacto direto nesse processo. Com o objetivo de te ajudar nessa etapa, preparamos esse post onde vamos apontar o que não pode comer quando colocar piercing. Confira!

As células dos tecidos lesados são reconstruídas quando as pessoas optam por uma alimentação equilibrada que conta com gorduras boas, proteínas e carboidratos. As gorduras, diferentemente do que muita gente pensa, não são aliadas no processo de cicatrização.

Gordura não pode comer quando coloca piercing

Quando há a ingestão de gordura é elevada, ela pode alterar o tecido conjuntivo e com isso, o tecido não é reconstruído de forma adequada e o resultado é uma pele que tem sua contração prejudicada bem como sua cicatrização. Por isso, o melhor é evitar a ingestão de batata frita, bacon, chocolate em pó e biscoitos.

A cafeína também deve ser evitada. Essa substância está presente no café, nos refrigerantes e em alguns chás. Apesar de ter propriedades antioxidantes, ela interfere de forma negativa no processo de cicatrização.

Isso ocorre, porque quando se ingere a cafeína em excesso, ela tem o poder de atrapalhar a absorção de nutrientes pelo corpo. Como consequência, a integridade da pele ficará comprometida devido à ação diurética que ela possui.

Uma pele desidratada fica com a sua elasticidade reduzida e, ainda, mais frágil o que faz com que a ferida demore mais para cicatrizar.

Especiarias não podem ser consumidas

As especiarias também devem ser evitadas, apesar de elas deixarem os alimentos mais saborosos. O açafrão e o gengibre apresentam características que são boas para a saúde, porém como o corpo está agindo para que a ferida cicatrize, a ingestão elevada desses temperos pode fazer com que a coagulação sanguínea seja atrapalhada.

A coagulação sanguínea é fundamental no processo de fechamento da ferida e, ainda, de evitar que mais sangramento apareça. Por isso, evite essas especiarias nos primeiros dias após o piercing ser colocado.

Leite desnatado deve ser evitado

Apesar do leite ter uma quantidade boa de vitaminas, o leite desnatado pode impactar na produção de insulina e a resposta inflamatória natural do seu organismo pode apresentar uma resposta diferente.

Tal situação acontece, porque o corpo primeiramente tente a promover uma inflamação como forma de interromper o sangramento e, ainda, uma maneira de criar coágulos que ajudam no processo de cicatrização.

Contudo, caso o corpo não consiga desenvolver esse processo de forma natural, a inflamação pode tornar-se crônica e isso será um risco para a sua saúde.

A sua função imunológica pode ser prejudicada, pois estará mais propenso ao surgimento de infecções causadas por bactérias. Por esse motivo, o melhor é evitar o leite desnatado.

Por fim, passe longe ainda de carne de porco, chocolates, enlatados, catchup, maionese, salgadinhos, canela e camarão, pois todos eles também podem trazer problemas ao processo de cicatrização.

Leave a Comment